

Hoje é o último dia para o desafio Chá da Tarde, do lindo blog from our home to yours, com o tema "muffins e cupcakes"!!!




Pra participar do desafio Sfida Della Nostra Cucina -
Na frigideira coloque azeite e quando esquentar bem coloque os filés do peixe com a pele voltada pra cima. Depois de uns 3 minutos, acrescente lâminas de 1 dente de alho e doure por 1 minuto. Então coloque pimenta chilli picadinha, raspas de limão, deixe refogar por mais 1 minuto e acrescente vinho branco seco e sumo de limão. Tampe a frigideira e deixe por 1 ou 2 minutos. Acrescente o macarrão com um pouquinho da água de cozimento, misture delicadamente pra incorporar os ingredientes e sirva com manjericão.
Bom apetite!!!!
Às 2h da manhã decidi que tinha que colocar a mão na massa pra fazer a receita do desafio do mamão, pq fui deixando pra depois e já está em cima da hora!!!!
Havia pesquisado na internet alguns sites americanos e encontrei algumas receitas bem legais.
No início pensei em matar dois coelhos com uma paulada só, rs, e fazer um drink de mamão, assim participaria do desafio do drink e do rei mamão, mas deixei essa idéia de lado quando pesquisei melhor e misturei receitas e decidi fazer um sorbet !!!! Vou chamar de Sorbet de Papaya com gengibre, hortelã e cardamomo!!!!
O sorbet é um tipo de sorvete, só que utilizando água como base ao invés de leite e creme de leite. É mais refrescante e muitas vezes é utilizado pra “limpar” o paladar entre um prato e outro ou como sobremesa mesmo, por ser leve.
Eis a receita:
- 1 xícara de água
- 4 colheres de sopa de açúcar
- hortelã
- 1 colher de sopa de gengibre ralado
- 3 vagens de cardamomo ligeiramente esmagadas
- iogurte
Numa panela levar pra ferver até reduzir a calda à mais ou menos ¼, a água, o açúcar, o gengibre e o cardamomo. Mexa vez ou outra.
Desligue o fogo e coloque as folhas de hortelã rasgadas à mão. Deixe nessa infusão com a panela fechada por 5 minutos.
Peneire esse xarope, acrescente o mamão e bata no liquidificador, processador ou no mixer. Você pode deixar alguns pedaços meio sem triturar, pra dar uma textura.
Coloque numa tijela, cubra com filme plástico ou tampa e leve ao freezer por 2 horas, mexendo a cada 30 minutos se quiser que fique mais homogêneo. Quem tiver máquina de sorvete é beeem mais fácil, mas eu ainda não ganhei uma!!!! rs
Pode-se servir com iogurte, coloque no fundo da taça o iogurte e por cima o sorbet!!!! Pensei em servir com iogurte pq na Índia eles costumam misturar iogurte em suas refeições e bebidas para suavizar o paladar, por causa dos condimentos e aqui por ter cardamomo e gengibre achei que combinou bem.
Pra poder ficar apresentável, mesclei decorações e fiz essa apresentação da foto!!! Pq rei tem que ter cara de rei!!!!
Ele adora camarão e o prato não podia ser outro!
Olhei várias receitas e me baseei em duas, mas da próxima vez colocarei mais camarão e menos aipim batido ainda, pq achei pouco camarão pra tanto molho, mesmo tendo diminuído muito a quantidade, mas estava maravilhoso, mas como a gente ama camarão achamos que tinha que ter milhares!!! uhauhauahuaha.
Segue a receita:
INGREDIENTES:
- 1 Kg de camarões frescos
- sal
- 3 dentes de alho picados e amassados
- suco de 1 limão
- pimenta do reino
- 1 Kg de mandioca
- 2 cebolas picadinhas
- 1 folha de louro
- 6 colheres de sopa de azeite de oliva
- 1 vidro de leite de coco
- 1 maço de cheiro verde picado
- Coentro picadinho
- 1 lata de molho pronto de tomate
- 1 pimentões verde bem picadinho
- 1 pimentões vermelho bem picadinho
- 2 colheres de sopa de azeite de dendê
Cozinhei o aipim ( ou mandioca, rs) com água até cobrir, folha de louro e sal. Depois de cozida bati com o leite de coco com um mixer, pq assim podia bater mesmo bem quente.
Deixei os camarões marinando no limão, sal e pimenta do reino.
Pra acompanhar vinho e espumante. O vinho foi o repeteco do português Porca de murça e um espumante que é uma delícia, Lambrusco.
A sobremesa uma delícia de banana que meu pai ama!!!! É feita em 3 partes: doce de banana, creme e cobertura.
Delícia de Banana:
2 xícara(s) (chá) de açúcar cristal
½ xícara de água
1 colher (café) de canela-da-china em pó
Vire em um refratário.
3 xícaras (chá) de leite;
2 colheres (sopa) de amido de milho;
1 colher (sopa) de açúcar;
2 gemas;
2 colheres (chá) de baunilha.
Leve numa panela ao fogo brando, mexendo sempre até engrossar.
Coloque por cima da banana no refratário.
Cobertura
3 claras
6 colheres de sopa de açúcar
Bata as claras em neve e acrescente o açúcar aos poucpos e bata bem.
Cubra o creme com o suspiro e leve ao forno até dourar.
Depois que esfriar, leve à geladeira e sirva gelado.
Hoje queria pq queria fazer uma receita de mignon do Jamie Oliver que havia nos meus guardados!!!!
Então, fui pra cozinha preparar o danado do rosbife!!! A casa inteira ficou com um aroma delicioso de alecrim, alho e azeite!!!!
Ia servir com as batatas gratinadas tb do famoso chef, mas como havia ainda uma grande quantidade de maionese do jantar de ontem, achei melhor não correr o risco de perder a delicioisa maionese.
O Jamie geralmente não fala muito as quantidades exatas, mas acompanhando o vídeo dá pra ver direitinho!
Fiz assim:
Peguei 1 peça de mignon de uns 500g, numa tábua piquei bem picadinho, alecrim, sal e pimenta. Passei azeite na carne e rolei a peça nessa mistura de temperos e esfreguei bastante, até aderir bem os temperos.
Numa panela que possa ir ao forno coloquei azeite e selei a carne de todos os lados, acrescentei 3 dentes de alho com casca e tudo, mais um pouco de alecrim e coloquei no forno pré-aquecido.
Depois de 15 à 20 minutos, depende de como vc gosta da carne, retirei do forno e deixei descansar pra fatiar.
Na panela onde ele foi ao forno espremi o alho, coloquei vinho tinto 1 taça ou mais um pouco, deixei 1 minuto, acrescentei manteiga e deixei reduzir um pouco. Coei e coloquei o molho por cima da carne!!!
Agora é só comer ajoelhado, de tão bom!!!!
Agora um detalhe, não se esqueçam de ter um pano à mão, pra não queimá-la com o cabo da frigideira recém saída do forno como eu fiz!! Uhauahuahauha.
Dei uma sapecada de leve, mas como dizem os chefs, dedos são para serem queimados!!!!
Pra acompanhar escolhemos o vinho Porca de Murça, Portugal, reserva-2005. Um bom vinho!
Editando: Acabamos de jantar e só posso dizer uma coisa: fabuloso!!!!
Deveria ter feito as batatas, pq acho que iria fechar com chave de ouro a refeição!!!! Façam !!!! Vale à pena!
De sobremesa: torta de limão!!!! Que dará outro post!
Bjs!
Bem, domingo foi dia de churras, pq chegou meu grill !!! E ontem no jantar tb, uhauhauahuaha. Como moro em apartamento e amo churrasco, a solução é um churrasquinho feito no grill. Tenho o modelo fun kitchen do shoptime.
Fiz um almoço para os amigos no domingo, Félix, Jackie, Junior, Diego, Lauro, além de mim e da minha esposa Mel. Foi maravilhoso, muita cerveja, muita carne e calabresa, muita caipirinha e caipiroska de limão siciliano e lima da pérsia. Foi o básico mesmo: arroz, maionese e vinagrete, mas tudo estava gostoso. A única coisa diferente foi o churrasco com molho barbecue que preparei e havia guardado na geladeira em vidro esterelizado. Tinha feito apenas uma receita pequena pra ver se era boa e é ótima.
Começando os trabalhos!!!
Quase prontas!!!
A receita do barbecue pesquisei na net e fiz umas misturas. Ficou assim:
- 5 colheres (sopa) de azeite
- 3 cebolas raladas
- 2 dentes de alho esmagado
- 200g de polpa de tomate
- 4 colheres (sopa) de vinagre branco
- 1/2 xícara (chá) de vinho branco seco
- 2 colheres (sopa) de molho inglês
- 1 galho de tomilho
- 1 folha de louro picada
- 1 colher (chá) de mostarda
- 2 colheres (sopa) de mel
- sal e pimenta a gosto
- ½ xícara (chá) de açúcar mascavo
Coloque em vidros esterelizados e guarde na geladeira.
Fica uma delícia!!!
Beijus amigos.
Caipiroska de Lima da Pérsia
Chili
500g de carne moída (eu uso patinho)
1 cebola pequena, picada
1/2 pimentão verde, picado
2 dentes de alho amassados
1 lata de molho de tomate refogado, ou molho de tomate caseiro
1 1/2 xícara de feijão cozido, sem caldo
1/4 colher (chá) de pimenta chili em pó
1/4 colher (chá) de cominho
Sal e pimenta do reino a gosto
Em uma panela, doure a carne com a cebola, o pimentão e o alho. Misture o molho de tomate, o feijão e os temperos. Se o molho estiver muito espesso, acrescente 1/4 xícara de água. Deixe ferver e abaixe o fogo. Cozinhe com a panela tampada durante 15 minutos.
* Eu não usei carne moída, usei contra filé, cortado em tiras bem fininhas e no lugar do pimentão verde coloquei o vermelho por ser mais suave.
* Não usei o feijão pra poder agradar mais o paladar.
* Usei 1 kg de carne e não coloquei uma lata de molho de tomate. E deixei cremoso, com pouco caldo.
Essa receita de chilli peguei no site da Cínara, que eu adoro!!!
Guacamole
Ingredientes: 1 abacate grande maduros
1 pimenta-dedo-de-moça picada
1/2 xícara (chá) de coentro picado
suco de 1 limão
sal a gosto
Modo de Preparo
Corte o abacate ao meio, retire o caroço e, com uma colher, retire toda a polpa e reserve em um prato. Esprema primeiro o limão sobre a polpa do abacate, para que não fique preto. Com a ajuda de um garfo, amasse bem todo o abacate para formar uma pasta. Acrescente então os demais ingredientes, misture bem e sirva.
* Não usei pimenta no guacamole, pq havia à parte e as pessoas que não gostassem muito “quente”, que não é o meu caso, poderiam colocar.
O vinho que a gente bebu foi o amigo Lauro quem trouxe e por sinal tínhamos o mesmo na geladeira, pq agrada bastante ao nosso paladar, foi o CARTA VIEJA /Chile - Mission Cabernet Sauvignon / 2007.
Servi piña colada, o famoso aqui em casa!!! Usei medidas que agradam um paladar e dos visitantes, sem seguir receita nada, tudo no olhômetro!!! leva suco concentrado de abacaxi, leite de coco, rum “carta blanca” e uma calda de açúcar que faço com um pouco deágua filtrada pra dissolver melhor e de resto é coqueteleira e beber! Servimos tb uma caipifruta de morango pq eles estão na época e recheando minha geladeira e congelador!!!!
Piña Colada
Bar Improvisado!
E assim foi minha segunda-feira. Um abraço á todos e boa semana!