domingo, 28 de setembro de 2008

O Rei Mamão



Às 2h da manhã decidi que tinha que colocar a mão na massa pra fazer a receita do desafio do mamão, pq fui deixando pra depois e já está em cima da hora!!!!

Havia pesquisado na internet alguns sites americanos e encontrei algumas receitas bem legais.

No início pensei em matar dois coelhos com uma paulada só, rs, e fazer um drink de mamão, assim participaria do desafio do drink e do rei mamão, mas deixei essa idéia de lado quando pesquisei melhor e misturei receitas e decidi fazer um sorbet !!!! Vou chamar de Sorbet de Papaya com gengibre, hortelã e cardamomo!!!!

O sorbet é um tipo de sorvete, só que utilizando água como base ao invés de leite e creme de leite. É mais refrescante e muitas vezes é utilizado pra “limpar” o paladar entre um prato e outro ou como sobremesa mesmo, por ser leve.

 

Eis a receita:

 - 1 mamão papaya

- 1 xícara de água

- 4 colheres de sopa de açúcar

- hortelã

- 1 colher de sopa de gengibre ralado

- 3 vagens de cardamomo ligeiramente esmagadas

- iogurte

 

Numa panela levar pra ferver até reduzir a calda à mais ou menos ¼, a água, o açúcar, o gengibre e o cardamomo. Mexa vez ou outra.


Desligue o fogo e coloque as folhas de hortelã rasgadas à mão. Deixe nessa infusão com a panela fechada por 5 minutos.

Peneire esse xarope, acrescente o mamão e bata no liquidificador, processador ou no mixer. Você pode deixar alguns pedaços meio sem triturar, pra dar uma textura.

Coloque numa tijela, cubra com filme plástico ou tampa e leve ao freezer por 2 horas, mexendo a cada 30 minutos se quiser que fique mais homogêneo. Quem tiver máquina de sorvete é beeem mais fácil, mas eu ainda não ganhei uma!!!! rs

Pode-se servir com iogurte, coloque no fundo da taça o iogurte e por cima o sorbet!!!! Pensei em servir com iogurte pq na Índia eles costumam misturar iogurte em suas refeições e bebidas para suavizar o paladar, por causa dos condimentos e aqui por ter cardamomo e gengibre achei que combinou bem.


Pra poder ficar apresentável, mesclei decorações e fiz essa apresentação da foto!!! Pq rei tem que ter cara de rei!!!!


 

3 comentários:

Neyma disse...

Ola Viviane,
Parabéns pela receita, deve ter ficado muito bom! E a apresentação, então...ficou muito lindo!
Boa sorte no desafio!
Beijinhos

BETO disse...

Vivi, a apresentação ficou muito bonita. Restou agora saber como ficou o sabor, mas tenho certeza que deve ter ficado ótimo. Adoro mamão. Abraços.

Viviane Peçanha disse...

Beto, o sabor ficou muito bom e olha que não curto muito mamão! O gengibre dá uma certa refrescância no paladar e o iogurte suaviza o sabor!
Um bj.