quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Torta de Morango


Ontem estava visitando alguns dos blogs gourmets que eu gosto e me deparei no rainhas do lar com uma torta que eu sempre faço e com o mesmo problema: a gelatina entra por toda a base da torta!!!
Sempre digo que na próxima vou fazer diferente, mas sempre esqueço na hora. Como deixei um comentário no blog dizendo que ia fazer diferente pra ver se resolvia e minha geladeira está repleta de morangos (está na época e o preço está maravilhoso, R$ 1,09 a caixa), coloquei a mão na massa!!!
Dessa vez usei a massa apenas na base e deu certo!!!! Ficou linda e uma delícia como sempre! Essa torta não tem como errar.
Faço uma mistura de várias receitas: a base é da torta de limão, o recheio é do pavê e a cobertura de uma outra torta de morango feita na família!
Eu faço assim:

BASE:
* 3 col. sopa de maisena
* 01 col. sopa de pó royal
* 3 gemas
* 2 col. sopa de claybom
* 3 col. sopa de leite
* trigo até desgrudar das mãos
Misturar todos os ingredientes e depois ir amassando e acrescentando trigo aos poucos, até desgrudar das mãos.
Colocar numa forma: fundo e laterias. (forrei só a base, se for fazer a torta de limão coloca nas laterias também).
Levar pra assar em forno pré-aquecido até dourar levemente.
Reservar.

RECHEIO:
*3 gemas
*1 lata de leite condensado
*3 vezes a medida da lata de leite (eu uso de olho a quantidade de leite, pro meu refratário eu coloco 3 vezes ou mais de leite).
*3 colheres de sopa de maizena
*1 colher de chá de extrato de baunilha (eu coloco pq gosto, mas pode ser sem)
Leve os ingredientes numa panela ao fogo e mexa sem parar até engrossar. Eu uso um fuet pra não empelotar, pq nada pior do que um creme que é pra ser aveludado conter pelotas de
maizena!!!

COBERTURA:
* 1 pacote de gelatina
Fazer como manda a embalagem, mas diminuir a quantidade de água, pra não ficar tão ralo. Eu coloco 150ml de água quente e 100/150ml de água gelada.
* 2 caixas de morangos

MONTAGEM:
Na base assada colocar um pouco do creme e um pouco dos morangos picadinhos,



cobrir com o restante do creme.



Por cima colocar morangos cortados no sentido do comprimento e levar à geladeira até ficar firme, uma hora mais ou menos, depende da pressa, mas não pode ficar muito mole, pq senão a gelatina entra pelo creme, os morangos boiam e vira uma festa!!!



Depois que estiver firme fazer a gelatina e cobrir a torta com cuidado e levar de volta à geladeira.
Aí é só saborear!!!!



Beijos pessoal!



4 comentários:

Fernanda Ayer Bernardo disse...

Viviane, fiquei muito feliz com seu comentário lá o meu blog e dai venho conhecer o seu e me deparo com esta receita que era a torta que minha avó fazia para a gente quando estava viva...me emocionei.
Beijos

Tânia disse...

Nossa! Uma legítima sobremesa de confeitaria!
Linda e deveria estar deliciosa!(se sobrou eu aceito!)
Adorei conhecer seus segredos também..já linkei nos meus favoritos!
Parabéns!

Anônimo disse...

adorei a torta mas vai uma dica deixe a gelatina na geladeira até ponto de clara de ovo ai ela não penetra na massa... bjs Marcilene

Biiia * disse...

Eu fiz uma torta de morango deliciosa,peguei uma receita com minha prima...A receita é um pouco diferente dessa,vai pouca coisa...Mais vendo a imagem dela pronta ficoou igual a miinha ! Parabéns,Eu Adoro essas receiitas que vcs postam!