terça-feira, 2 de setembro de 2008

Jantar Mexicano


A noite foi maravilhosa!
Foi um jantar mexicano, regado à vinho, coquetéis e boa conversa! Decidi eu mesma fazer comida mexicana depois que fui num restaurante aqui da cidade e não achei tão gostoso assim, pq já tinha comido em outros lugares e eram melhores, aí queria eu mesma fazer pra ver se ficava melhor!!! E ficou!!! Que bom!
Servi taco e seus acompanhamentos: guacamole, tomate picadinho, alface cortadinha, chili, pimenta jalapeño, tabasco, queijo prato ralado no ralo grosso, azeitonas e deveria ser "sour cream", mas na falta coloquei cream cheese e ficou divino!!! E tudo com receitinhas tiradas da net, em sites ou blogs gourmets.
As tortillas eu comprei prontas da marca “casa fiesta” e fiz tb uma massa que agradou o pessoal.
Taco, jalapeño, tabasco
A receita é meio estranha pra se fazer, pq vc acha que não vai dar certo, mas depois que sova a massa muuuito tempo fica legal, o problema é deixar tão fininha sem se partir!!! Ah, na receita que peguei na net, não constava na hora do preparo a água, mas eu corrigi e coloco aqui com a água. Tb sovei mais do que 5 minutos, pelo menos uns 20! Acho que quem tem um processador deve dar pra fazer e não ter trabalho e cansar os braços. É uma academia e tanto!!! rs
Por isso servi tb pão árabe, que fica excelente!
Aproveitei pra usar a pimenta jalapeño que ganhei do meu pai, que é uma delícia!!! A gente adora.
Fiz tudo em 3 horas mais ou menos. Tudo mesmo, desde ir pro supermercado (2 por sinal!!!) e no hortifrutti!!!
Usei as receitas apenas pra me basear, mas mudei quantidades e deu pra servir 5 pessoas, com direito à vários repetecos!!!
Seguem as receitas:

Tortilha de Milho
Ingredientes
1 1/2 xíc. de farinha de milho 2 col. de chá de sal
2 col. de chá de manteiga
1 1/4 xíc. de água
Modo de preparo
Em uma tigela de tamanho médio mexa a farinha junto com o sal. Numa panela pequena derreta a manteiga, verta sobre a farinha e misture com um garfo e depois a água. Amasse sobre uma superfície (tábua) ligeiramente polvilhada até a massa ficar lisa, aproximadamente 5 minutos. Divida massa em 12 pedaços e forme bolas de aproximadamente 2,5cm de diâmetro. Cubra as bolas com plástico, assim eles não secam. Um de cada vez, coloque cada bola entre 2 pedaços de papel manteiga e espalhe a massa com o rolo formando assim as tortilhas. Aqueça uma panela de ferro ou chapa grande até ficar bem quente. Cozinhe cada lado por aproximadamente 30 segundos até dourar. Mantenha-os sob uma toalha de pano até terminar.


Chili
500g de carne moída (eu uso patinho)
1 cebola pequena, picada
1/2 pimentão verde, picado
2 dentes de alho amassados
1 lata de molho de tomate refogado, ou molho de tomate caseiro
1 1/2 xícara de feijão cozido, sem caldo
1/4 colher (chá) de pimenta chili em pó
1/4 colher (chá) de cominho
Sal e pimenta do reino a gosto
Em uma panela, doure a carne com a cebola, o pimentão e o alho. Misture o molho de tomate, o feijão e os temperos. Se o molho estiver muito espesso, acrescente 1/4 xícara de água. Deixe ferver e abaixe o fogo. Cozinhe com a panela tampada durante 15 minutos.

* Eu não usei carne moída, usei contra filé, cortado em tiras bem fininhas e no lugar do pimentão verde coloquei o vermelho por ser mais suave.
* Não usei o feijão pra poder agradar mais o paladar.
* Usei 1 kg de carne e não coloquei uma lata de molho de tomate. E deixei cremoso, com pouco caldo.
Essa receita de chilli peguei no site da Cínara, que eu adoro!!!



Guacamole
Ingredientes: 1 abacate grande maduros
1 pimenta-dedo-de-moça picada
1/2 xícara (chá) de coentro picado
suco de 1 limão
sal a gosto
Modo de Preparo
Corte o abacate ao meio, retire o caroço e, com uma colher, retire toda a polpa e reserve em um prato. Esprema primeiro o limão sobre a polpa do abacate, para que não fique preto. Com a ajuda de um garfo, amasse bem todo o abacate para formar uma pasta. Acrescente então os demais ingredientes, misture bem e sirva.

* Não usei pimenta no guacamole, pq havia à parte e as pessoas que não gostassem muito “quente”, que não é o meu caso, poderiam colocar.


O vinho que a gente bebu foi o amigo Lauro quem trouxe e por sinal tínhamos o mesmo na geladeira, pq agrada bastante ao nosso paladar, foi o CARTA VIEJA /Chile - Mission Cabernet Sauvignon / 2007.




Servi piña colada, o famoso aqui em casa!!! Usei medidas que agradam um paladar e dos visitantes, sem seguir receita nada, tudo no olhômetro!!! leva suco concentrado de abacaxi, leite de coco, rum “carta blanca” e uma calda de açúcar que faço com um pouco deágua filtrada pra dissolver melhor e de resto é coqueteleira e beber! Servimos tb uma caipifruta de morango pq eles estão na época e recheando minha geladeira e congelador!!!!

Piña Colada


Bar Improvisado!


E assim foi minha segunda-feira. Um abraço á todos e boa semana!

10 comentários:

tatamhu disse...

Não posso deixar de comentar...
Tava uma delícia - só pra variar um pouquinho...
Ohh mulher quente!
Amei tudo, até a pasta - desculçpe-me mas não sei o nome - de abacate.
Tudo muito exótico. tudo muito bom!
Beijos
Obrigada sempre pelo carinho.

Viviane Peçanha disse...

rsrsrrss
Nós é que agradecemos a sua companhia sempre!!!
A pastinha era "guacamole"
Bjs!

Tânia disse...

Amo pratos mexicanos. Já tentei fazer as tortilhas, mas como vc disse, dá muito trabalho. A minha sorte que tem uma fábrica de tudo que é topopo, taco, tortilha bem pertinho da minha casa e que fornecem para restaurantes mexicanos do Brasil todo. É só ligar, encomendar e ir buscar. Se vc quiser eles despacham, me diz se interessa que te passo o site.
Beijos

Melisa disse...

Amor, como sempre vc estava fantástica, assim como suas receitas!
Amo vc minha vida lindaaa!!

Unknown disse...

AH, EU QUERO O CONTATO DESSA FÁBRICA!!!!!! EU PEGUEI UMA RECEITA DO RECHEIO, MAS NÃO TINHA A TORTILHA :(

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Viviane Peçanha disse...

Mariana, essas da foto comprei num supermercado aqui na minha cidade, mas sei que tem como comprar pela americanas.com e pelo submarino.
Espero ter ajudado.
Um bj.

Unknown disse...

Obrigada Vivane!!!
Vou tentar pela americanas.com :)

Beijos

Unknown disse...

Gente, nem precisei me dar ao trabalho de comprar tortilhas!Ontem minhas amigas vieram em casa e trouxeram nachos maravilhosos para comermos com a receita de guacamole que peguei esses dias, ah, e minha amiga Silvia fez sour cream, huuummmmm. Sabem de onde eram os nachos? Uma tal de Villa Buena, é fábrica de tortilhas e fica em SP! Será que é a mesma da Tânia?? rsrsrs

Bjoss e obrigada
PS, se quiserem podemos trocar receitas :)

Lana Ludmila disse...

Fiz um jantar mexicano para o dia dos namorados!

Confira aqui:
http://surpresanamorados.blogspot.com/2011/06/jantar-mexicano.html

Ficou maravilhoso e eu recomendo tb!!!